Arqueólogos mexicanos descobrem antiga cidade maia em terreno de obras – Empresa Brasil de Comunicação

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Arqueólogos descobriram as ruínas de uma antiga cidade maia repleta de palácios, pirâmides e praças em um canteiro de obras de um futuro parque industrial nas proximidades de Mérida, na península mexicana de Yucatán. 
O sítio arqueológico, chamado Xiol, tem características do estilo de arquitetura maia Puuc, segundo os arqueólogos, comum no sul da península de Yucatán, mas raro na região de Mérida. 
“Acreditamos que mais de 4 mil pessoas viviam aqui”, disse Carlos Peraza, um dos arqueólogos que lideraram a escavação da cidade, que segundo estimativas foi ocupada entre 600 e 900 d.C. 
“Havia pessoas de diferentes classes sociais… sacerdotes, escribas, que viviam nesses grandes palácios, e também havia pessoas comuns vivendo em pequenas construções”, afirmou Peraza. 
Pesquisadores também localizaram cemitérios de adultos e crianças, enterrados com ferramentas de pedras obsidianas, oferendas e outros pertences. 
Restos de vida marinha também foram encontrados no local, sugerindo que os habitantes da cidade complementavam sua dieta baseada na agricultura com a pesca realizada na região costeira próxima. 
Xiol foi descoberto após o início da construção em um parque industrial que ainda será feito, embora os restos arqueológicos ainda serão preservados, de acordo com os proprietários da terra. 
Expectativa é que os financiamentos alavanquem inicialmente cerca de R$ 4,5 bilhões, podendo chegar a até R$ 15 bilhões.
Agência espacial dos Estados Unidos promete “visões sem precedentes”, ricas em detalhes do Universo. Será possível acompanhar por meio de transmissão ao vivo.
Durante o bate-papo com Maria Muniz, o escritor conta casos e responde às perguntas da entrevistadora com poemas como Poema das Sete Faces e Confidência do Itabirano,
Em todo o Brasil, cerca de 6,5 milhões de mulheres sofrem da doença, que pode causar fortes dores no período da menstruação e até levar à infertilidade.
Também nesta segunda, o Paraguai derrotou o Chile por 3 a 2. Já a seleção brasileira volta a entrar em campo pela competição na próxima terça-feira (12) contra o Uruguai.
O volante chileno, de 35 anos e com passagens por Barcelona (Espanha), Juventus (Itália) e Bayern de Munique (Alemanha), está perto de ser anunciado pelo Flamengo.
Os números do Painel Prep, vinculado ao Ministério da Saúde, abrangem o período compreendido entre 2018 e 2022. A Prep consiste em tomar, todos os dias, uma combinação de dois anti-retrovirais.
Jogando no Beira Rio, o Colorado garantiu a vitória de 1 a 0 com um gol do lateral Moisés aos 50 minutos do segundo tempo e chegou aos 28 pontos conquistados.
Relatório final da CPI da Chapecoense traz sete diretrizes a serem cumpridas, incluindo o acesso das famílias das vítimas ao Fundo de Assistência Humanitária.
Resolução do Conselho Nacional de Política Energética precisa ser aprovada pelo presidente da República. Norma foi determinada pela lei de desestatização da Eletrobras.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.