Cem anos do rádio no Brasil: Haroldo Barbosa – Empresa Brasil de Comunicação

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Compositor, jornalista, letrista, discotecário, versionista, humorista, redator, arquivista, publicitário e dramaturgo, Haroldo Barbosa começou no rádio como contra regra, na equipe do Programa Casé, na Rádio Phillips.
Em seguida, transferiu-se junto com Ademar Casé para a Rádio Sociedade, onde organizou a discoteca e atuou, também, como locutor esportivo.
Haroldo Barbosa organizou todo o acervo de música da emissora, um dos mais importantes da época, e foi responsável pela criação dos primeiros jingles da publicidade brasileira.
Ele também compôs canções de grande sucesso, gravadas por intérpretes  como Elizeth Cardoso , Aracy de Almeida, Francisco Alves, Orlando Silva, Os Cariocas, entre muitos outros.
Ainda na Rádio Nacional, Haroldo Barbosa escreveu os roteiros para  O Grande Teatro, de César Ladeira, um dos programas de maior sucesso da época.
Ele também organizou  uma orquestra sinfônica com 68 músicos que já atuavam na emissora.
Em meados da década de 1940, criou o programa A Canção Romântica, no qual fazia versões de sucessos internacionais, especialmente para Francisco Alves interpretar, o que deu novo impulso à carreira do cantor.   
Logo depois, passou a escrever para um programa de grande sucesso, em que diversos artistas interpretavam as mais de 300 versões que criou.
Haroldo percebeu que os quadros de humor nos intervalos dos programas faziam enorme sucesso com o público, e dedicou-se intensamente ao gênero, lançando humoristas célebres como Chico Anísio e Sérgio Porto, o “Stanislaw Ponte Preta”. 
Haroldo Barbosa estreou na TV Rio, em 1957, como autor de programas humorísticos.
Em 1963, transferiu-se para a TV Excelsior,  a convite de Carlos Manga, para trabalhar na criação do musical Times Square, em parceria com Max Nunes.
A parceria entre os dois redatores durou mais de duas décadas e deu tão certo que eles montaram um escritório para atender aos muitos pedidos de textos humorísticos que recebiam.
Após sua morte, Maria Carmen Barbosa, dramaturga, escritora e  filha do autor, doou a Coleção Particular Haroldo Barbosa ao Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro.
O acervo abriga algumas preciosidades, como partituras de suas composições, versões e jingles publicitários, além de roteiros dos inúmeros programas humorísticos criados por Haroldo Barbosa para o rádio e para a televisão.
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.
A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.
Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Centro de Tratamento e Apoio a Dependentes Químicos de Carazinho (RS) foi destruído por um incêndio que começou no fim da noite dessa quinta-feira (23). Onze pessoas morreram, 2 pessoas seguem internadas, uma em estado grave, e outras duas não precisaram de assistência médica e foram liberadas. 

Ernane Galvêas, de 99 anos, morreu na noite dessa quinta-feira, no Hospital Samaritano, localizado na zona sul do Rio. Ele estava internado desde o início da semana, quando passou por uma cirurgia na garganta.

Com o resultado de junho, o IPCA-15 acumula alta de 5,65% no ano e de 12,04% nos últimos 12 meses.

Um atraso na fala do filho mesmo antes dos 2 anos foi o sinal de alerta para a professora Viviane Guimarães. Ela conta que sabia que alguma coisa não estava indo bem com o desenvolvimento do pequeno Caio.

As antenas recebem um sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que fica na órbita a 36 mil quilômetros de altitude.

O PRK-30 foi um dos mais bem-sucedidos programas humorísticos do rádio brasileiro e se apresentava como uma emissora de rádio clandestina, satirizando atrações da época, como novelas, programas de auditório e transmissões esportivas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.