Concurso internacional de piano está de volta ao Porto – Nit.pt

Está aí mais uma edição do Concurso Internacional Santa Cecília. De 11 a 17 de julho, alguns dos melhores talentos do piano a nível mundial vão estar no Porto para aquele que é um dos mais antigos concursos internacionais de música no País.
Organizado pelo Curso de Música Silva Monteiro com o apoio da Câmara Municipal do Porto, o concurso vai já na sua 24.ª edição. Este ano, estarão presentes músicos de mais de 19 países como Portugal, Ucrânia, Japão, China ou Israel, sendo que as idades variam entre os cinco e os 32 anos.
Até 13 de julho, o programa passa por um conjunto de provas cujo objetivo é selecionar os três finalistas. Depois, a 17 de julho, esses participantes vão subir ao palco da Sala Suggia, na Casa da Música, para a última prova, dessa vez acompanhados pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, orientada pelo maestro Osvaldo Ferreira. O Concerto Final começa às 18 horas e será aberto ao público.
“Numa primeira fase, o júri – composto por especialistas nacionais e internacionais do mundo da música e do piano – fez uma avaliação dos mais de 160 candidatos, numa edição recorde de participantes. Destes, foram selecionados 36 jovens pianistas, que estarão na Casa da Música para as várias eliminatórias”, explica a autarquia no seu site.
O vencedor do concurso levará para casa um prémio de 20 mil euros, ao qual se juntarão as oportunidades de participar em recitais e festivais em Portugal, Espanha e França e ainda de lançar um CD.
“O objetivo é proporcionar uma “rampa” de lançamento de jovens talento além-fronteiras.”
O evento vai contar ainda com a Maratona de Piano Santa Cecília, na Reitoria da Universidade do Porto. Agendada para sábado, 16 de julho, esta parte vai durar 12 horas seguidas, entre as 11 e as 23 horas, e será de entrada livre e gratuita.

source

Deixe uma resposta