Divas do sambalanço estão de volta com baile para fazer todo mundo dançar – Yahoo Noticias

Dóris Monteiro, a diva original do sambalanço, diz não ser a favor dessa modernidade de as pessoas quererem “fazer tudo por celular e e-mail”. Mas aceitou o convite para participar de uma entrevista por Zoom juntamente com Claudette Soares e Eliana Pittman, com quem divide hoje o palco do Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, no show “As divas do sambalanço”.
Rock in Rio Lisboa: Brasileiro vendeu as portas de casa para ir a show de Anitta: 'Não é custo, é investimento'
Abuso: Conselho de enfermagem de São Paulo e hospital vão investigar vazamento de informações de Klara Castanho
Idealizado por Thiago Marques Luiz, o espetáculo homenageia um estilo dançante e popular da música brasileira, especialmente no começo dos anos 1960, nascido do encontro do samba, do jazz e dos ritmos caribenhos. Era o som por excelência dos bailes cariocas, com canções suingadas e divertidas, que teve como expoentes o organista Ed Lincoln, seus crooners Orlandivo e Silvio César, e cantores como Dóris, Elza Soares e Miltinho.
— Era um movimento tão lindo, que aconteceu depois da bossa nova, e que ninguém lembrou de fazer um show ou um disco em homenagem — lamenta Claudette, de 84 anos, que começou a cantar bem jovem, foi batizada de Princesinha do Baião e mais tarde modernizaria o sambalanço ao gravar “Se você quiser, mas sem bronquear”, de Jorge Ben.
Airto Moreira: vaquinha virtual busca apoio ao percussionista, debilitado por uma pneumonia
Dóris, de 87, confirma:
— Eu e Claudette sempre gravamos sambalanço. Lancei “Samba de verão” (dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle) em 1964, meses depois, os Cariocas e João Donato gravaram.
Eliana, por sua vez, debutou nos palcos adolescente, quando Claudette e Dóris já estavam a toda nas boates de Rio e São Paulo, e o sambalanço começava a perder força. Mas não ficou de todo de fora do estilo.
— Eu cantava Orlandivo e Osvaldo Nunes. E o show foi revelador, pois Thiago descobriu que eu tinha gravado o “Samba de molho”, do Hélton Menezes (em 1965) — lembra a cantora, que fez sucesso nos anos 1970, ganhou o título de Rainha do Carimbó e hoje se desdobra como atriz nas séries “Sob pressão” (Globoplay) e “A sogra que te pariu” (Netflix).
Menudo: de apresentador de TV a escritor de best-seller, veja como estão os integrantes atualmente
Das três, Claudette é a que mais sente saudade da noite dos anos 1960.
— Cantei com todos os grandes músicos. Você entrava em qualquer casa no Rio ou São Paulo e tinha um grande pianista. Existiam as canjas, você chegava e cantava. Hoje não tem mais — lamenta.
Sobre o show, dizem que se completam em cena.
— Somos completamente diferentes. A Eliana com aquele estilo jazzístico, a Dóris com aquele balanço e aquela suavidade… e eu um pouquinho metida, querendo fazer uns balancinhos a mais — brinca Claudette.
No palco, elas passam a limpo o repertório do álbum “As divas do sambalanço”, gravado ao vivo em 2019 e que teve a turnê interrompida pela pandemia, com pérolas como “Bolinha de sabão”, “Samba toff”, “Tamanco no samba”, “Mas que nada”, “Só danço samba” e “Bolinha de papel”.
— Com a memória musical do brasileiro, as músicas que cantamos no show são surpresas — ironiza Eliana.
Claudette completa:
— Mas a nossa vingança é estarmos vivas para cantá-las!
(Reuters) – O Brasil registrou 51.678 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de infecções confirmadas no país a 32.
Encontro entre o presidente turco e os líderes dos países escandinavos à margem da cimeira da NATO em Madrid, que arranca esta terça-feira, representa oportunidade para desbloquear veto de Ancara. Não há garantias de que funcione
A decisão da Suprema Corte dos EUA, de suspender o direito constitucional ao aborto, gerou repercussão na França e mobiliza parlamentares e associações para garantir que o direito ao chamado IVG, a interrupção voluntária da gravidez, seja constitucionalizado no país.
O atacante Bruno Henrique foi operado neste domingo, no hospital Copa Star, na Zon Sul do Rio de…
Wagner de Jesus Cardoso, de 28 anos, é apontado como o homem que violentou e ameaçou jovem na véspera do aniversário dela
Nato vai reforçar consideravelmente força de reação rápida que vai passar dos 40.000 efetivos para mais de 300.000
Ataque no centro da capital deixou dois mortos e 21 feridos e forçou a suspensão de marcha do orgulho LGBTQIA+
Um homem iniciou um incêndio usando explosivos em um estacionamento no Jardim Novo Campos Elíseos, em Campinas (SP).
Em meio a uma série de polêmicas envolvendo os empresários do artista, influenciador informa que está sem acesso ao aplicativo de mensagens
Líderes dos sete países mais industrializados do mundo prometem apoiar Ucrânia, contra Rússia, o tempo que for necessário e estudam mais sanções contra Moscovo
O julgamento dos acusados nos atentados de Paris já terminou. O veredicto é esperado a 29 de junho. Acusação pede prisão perpétua para Salah Abdeslam
Brasileiro fez afirmação ao ser perguntado sobre comparação de manobra feita por Senna em 1990
Veículo autônomo dispensa a presença de um piloto para ser guiado
Integrados no programa Reef Rangers, da Fundação Reefolution, mergulhadores instalam estruturas onde fixam os corais deslocados e em risco de morte
O anúncio de São Paulo sobre a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis pegou outros…
Candidato de Bolsonaro à eleição em São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas indicou à Justiça Eleitoral um apartamento em um bairro nobre de São José dos Campos.
Mísseis russos voltam a atingir a capital da Ucrânia. Autarca de Kiev diz que investida é "talvez um ataque simbólico" antes da cimeira da NATO
Líderes indígenas e do governo do Equador se reúnem nesta segunda-feira (27) para discutir o fim dos grandes protestos contra os altos custos de vida, que completaram duas semanas.
Veja aqui as maiores transferências já confirmadas para serem oficializadas entre 1 de julho e 31 de agosto
Segundo desembargador do TRF1, IBGE deve fazer organização prévia para incluir perguntas sobre o tema para próximos levantamento

source

Deixe uma resposta