Festival Arraial Guarulhos celebra o ciclo de são João com quadrilhas e moda de viola – ABCdoABC

Crédito: FERNANDO PILATOS
Com curadoria do folclorista, pesquisador e produtor cultural guarulhense Diego Dionísio, da Tádito Produção, ocorrerá , nos dias 17, 18 e 19 de junho, das 12h às 21h, no Bosque Maia, uma nova edição do Arraial Guarulhos. Serão três dias de festejos, os quais devem atrair cerca de 10 mil pessoas. Sobre a motivação de conceber e produzir a festa, Dionísio diz: “Com mais de 20 anos pesquisando cultura popular e folclore, acredito que trazer as comunidades tradicionais para a produção cultural faz com que esses artistas tenham seu momento de destaque e visibilidade. Dessa forma, nossa ideia não é fazer apenas mais um evento junino, mas, sim, proporcionar ao público nesses três dias uma experiência multissensorial para celebrar os grandes festejos da cultura brasileira. Vamos reunir mais de 400 artistas populares e 100 culinaristas do interior paulista para entreter as pessoas nesse período.”
Em clara alusão à preservação das tradições populares, nesta edição a cenografia do arraial contará com mais de 10 mil fuxicos produzidos manualmente, que poderão ser vistos no Espaço Viola e na Arena Junina. Também irão acontecer intervenções itinerantes – como as do Circo Circunflexo Correio Acrobático Elegante e Forró Babado Forte –, e outras 20 atrações com violeiros, sanfoneiros, duplas de violas, quadrilhas juninas, trios de forró pé de serra e grupos de teatro e circo. Quanto ao Espaço Viola, irá concentrar as apresentações de grandes nomes da música caipira da cidade, como Quarteto Raiz e Vera Bianca. Outro destaque da programação é a participação inédita do mestre Bosco Maciel e seus cordéis com a Cia Chegança, criada por meio de pesquisa do folclore paulista e da cultura popular e integrada por artistas da cidade. Já as atividades lúdicas do evento serão conduzidas pelas Cia Los Xerebas, que irá promover casamentos caipiras no meio do público.
No quesito gastronomia, o público terá inúmeras possibilidades para se deliciar nos dez espaços de culinária que contemplam os tradicionais ranchos tropeiros, de diferentes regiões do Estado. Naturalmente, não irão faltar doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, refogados, galinhadas, feijão tropeiro, torresmo, feijão, couve refogada, arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, polenta, linguiça, costelinha de porco e quirerinha, entre outras iguarias típicas da ocasião e dos costumes da roça.
Como não existe festa junina sem quadrilha, em Guarulhos elas estarão presentes com cerca de 300 dançantes populares, distribuídos em grupos de São Paulo, São Vicente, Santos, São José dos Campos e Caçapava. Compostas por representantes de comunidades, cada quadrilha reúne cerca de 50 casais que, em conjunto, proporcionam um espetáculo com figurinos primorosos e surpreendente coreografia. Entre os grupos, destacam-se a quadrilha do Projeto Plus Size, de Guarulhos, e a Quadrilha de Patins da Gru Patins. Também participam pela primeira vez a Associação de Comitivas de Guarulhos e Região, que promete fazer um grande baile caipira no arraial.
Sobre o Arraial
Trata-se de um projeto de pesquisa e produção artística do guarulhense Diego Dionísio, que, ao longo de 20 anos, vem trabalhando com as temáticas relacionadas a folclore, cultura popular e patrimônio imaterial no Brasil. A partir de sua trajetória profissional e também como coordenador, por vários anos, da iniciativa Revelando São Paulo, Dionisio atua como curador artístico em projetos da Rede Globo, como o Arraial Arte na Rua, realizado em São Paulo, Pirapora do Bom Jesus e Guarulhos.
Programação
17/6 (sexta-feira)
Espaço de Culinária e Intervenções Artísticas
19h: Duo Inhambu
20h: Quadrilha Sacode a Poeira
18/6 (sábado)
Espaço – Arena de Quadrilhas
13h: Música junina
13h30: Quadrilha Plus Size
14h: Cia Los Xerebas (casamento caipira)
15h: Cia Chegança com Bosco Maciel
16h: Quadrilha Sacode Poeira
17h: Baile Caipira com a Associação de Comitivas de Guarulhos e Região (ACGR)
18h: Quadrilha Tralala
19h: Quadrilha Gru Patins
19h30: – Quadrilha Tia Tânia
20h30: Forró Saruê
Espaço Violas, Sanfonas e Ponteios
11h: Vera Bianca e os Sanfoneiros
15h: Quarteto Raiz
Brincadeiras Juninas
13h: Forró ambulante
18h: Circunflexo – Correio elegante
19/6 (domingo)
Espaço Arena de Quadrilhas
12h: Moda de Viola
13h: Cia Chegança e Mario Cabral
14h: Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira
15h: Baile Caipira com a Associação de Comitivas de Guarulhos e Região (ACGR)
16h: Quadrilha Junina Tradição
17h: Quadrilha São Pedro
18h: Música Junina
19h: Quadrilha Andy e Angel
20h: Forró Saruê
Brincadeiras Juninas
12h: Forró ambulante
16h: Circunflexo – Correio elegante
18h: Cia Los Xerebas (casamento caipira)
(serviço)
Arraial Guarulhos
Datas: 17/6, das 18h às 22h;18 e 19/6, 12h às 21h
Local: Bosque Maia
Endereço: Av. Paulo Faccini, s/n – Centro, Guarulhos – SP, 07115-260
Ingresso: gratuito
São João de Diadema recebe 13 mil visitantes no final de semana
“Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, primeiro musical em formato de série
Turnê "Rotorquestra de Liquidificafu", reúne Pato Fu e Orquestra Ouro Preto
AFROPUNK Bahia convida A Dama com MC Carol para a sua grande celebração ancestral
FestA! — Festival de Aprender do Sesc São Paulo retorna ao presencial
Férias no Sesc Avenida Paulista
Oca – Parque Ibirapuera
Praça da Moça
Espaço Unimed
Teatro Porto Seguro
Teatro Procópio Ferreira
Teatro Bradesco
Braskem cria Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre adesão para aplicação do Saresp 2022
Fundação CASA promove final do IX Torneio Estadual de Voleibol
Atleta brasileiro de bobsled palestra no CASA Osasco I
Consórcio ABC recebe reitor da UFABC
Balanço da Brock – 27/06/2022

source

Deixe uma resposta