in

Fim de semana em Curitiba tem shows para todos os gostos – Busão Curitiba

Do hip hop ao pop rock, capital paranaense tem variadas pedidas para quem busca aproveitar o fim de semana com boa música
O agito não é exclusividade de quem desceu para o litoral: os curitibanos têm muitas opções para aproveitar o fim de semana. Rock, pop, folk e hip hop estão entre as pedidas para os próximos dias.
Confira indicações abaixo:
Sexta-feira, 14
Fish*me – O duo Mamba Blues anima o deck do Fish*me nesta sexta. O projeto de Thais Calderon e Duda Comunello destaca sucessos do blues e do jazz. O repertório inclui versões de Etta James, Janis Joplin e Peggy Lee, entre outros. O Fish*me abre na sexta às 17h e vai até a meia-noite. O bar fica na R. General Mário Tourinho, 2465, no Seminário, e está nas redes sociais como @fishmebar. 
The Weknd – O folk esquenta a pista do The Weknd na voz de Marlon Able. O cantor e compositor, acompanhado do músico John Quadros, destaca sucessos do estilo, passando por versões de Don Lea e Blackberry Smoke, entre outros. Able, que é vocalista do grupo Aero Diesel, tem canções autorais que ele também apresenta no palco do restobar. O The Weknd abre na sexta às 18h, e fica na Av. Nossa Senhoa da Penha, 148 – Cristo Rei. Instagram: @thewekndcwb.
Sábado, 15
The Weknd –  O sábado do restobar é comandado pela banda Anacrônica. Destaque do rock curitibano, o quarteto lançou discos de músicas próprias, além de já ter compartilhado os palcos com nomes como Toni Garrido e George Israel. Entre as canções autorais, a banda inclui versões de artistas como David Bowie e Velvet Underground, entre outros. O The Weknd abre no sábado às 18h. Endereço: Av. Nossa Senhoa da Penha, 148 – Cristo Rei. Instagram: @thewekndcwb.
Domingo, 16
41 Brooklyn – Um dos nomes mais consagrados do hip hop paulistano faz apresentação única em Curitiba. A banda Haikaiss, com 15 anos de estrada, ganhou visibilidade nacional com hits como “Raplord” e “Pouca Pausa”e participando de grandes festivais como Lollapalooza. Clássicos do rap e d hip hop também entram no repertório do show, entre as músicas do quarteto – que tem cinco discos e atinge mais de um milhão de ouvintes mensais no Spotify. O 41 Brooklyn fica na R. Alferes Poli, 821 – Centro. Link para ingressos antecipados e mais informações no perfil da casa no Instagram: @41bklyn.
The Weknd – Country e folk rock encerram a programação da semana do restobar. O projeto Junior Deluca Duo interpreta grandes nomes desses gêneros, passando por John Fogerty e Creedence Clearwater Revival, entre outros. A casa abre às 18h no domingo. Endereço: Av. Nossa Senhoa da Penha, 148 – Cristo Rei. Instagram: @thewekndcwb.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







document.getElementById( “ak_js” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
Devido à continuidade de procura por atendimento de saúde de pessoas com sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá as 12 Unidades de Saúde reestruturadas temporariamente para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita de gripe e covid-19 abertas neste sábado (15/1), com horário reduzido, das 8h às 17h. (Veja lista abaixo).
Essas unidades seguirão atuando como apoio às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na próxima semana, atendendo exclusivamente situações respiratórias ou de emergência, retomando o horário estendido, das 7h às 20h.
A reeoganização será mantida enquanto a demanda por atendimento respiratório de casos leves estiver alta na cidade.  
Nesses locais serão atendidos exclusivamente casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, ou de emergência.
A SMS orienta ainda, para que as pessoas com sintomas leves deem preferência para o atendimento pela Central 3350-9000 antes de se deslocar para um serviço de saúde. Por telefone, poderá ter seu caso avaliado por profissionais da Saúde, com os encaminhamentos necessários e agendamento de coleta de exame no período certo.
A central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos. Nesse canal, quem suspeitar ter sido contaminado por covid-19 ou gripe, será atendido por profissionais de saúde sem sair de casa e sem o risco de contaminar ou ser contaminado pelos vírus ao buscar atendimento presencial.  
A pessoa também poderá ter a indicação e agendamento de exame para data mais adequada, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas. A coleta não deve ser imediata, pois aumentam as chances de falso negativo devido à baixa carga viral.
Pela Central é possível receber orientação profissional, prescrição de medicamento para tratar os sintomas e também receber o termo de isolamento, tudo isso sem a necessidade de sair do conforto de casa.
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são destinadas ao atendimento de casos de urgência e emergência em saúde, aquelas situações que não podem esperar, que acarretam em risco a vida do paciente ou agravamento do quadro de saúde. 
A SMS reforça para a que a população evite se deslocar para as UPAs em casos de sintomas leves, nessas situações deve-se sempre optar pelo teleatendimento.
O sistema de saúde de Curitiba está reorganizado para garantir a continuidades de todos os atendimentos, além dos locais exclusivos para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, são 10 unidades exclusivas para a vacinação contra a covid-19 e outras 10 para a vacinação do calendário de rotina, outras Unidades de Saúde seguem atendendo condições de saúde não relacionadas a sintomas respiratórios.
Para demais serviços de saúde, os curitibanos devem procurar outras Unidades de Saúde em sua região. Para saber os pontos em que a vacinação contra a covid-19 será realizada, a orientação é consultar o site imunizaja.curitiba.pr.gov.br
Sábado, das 8h às 17h e de segunda a sexta, das 7h às 20h
•    Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
•    Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida)
•    Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)
•    Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru)
•    Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba)
•    Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho)
•    Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500, Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375 ,Pinheirinho)
•    Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra)
•    Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)
•    Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara).
Considerando o aumento expressivo dos casos de covid-19 da variante ômicron e com a declaração de epidemia da Influenza A (H3N2) pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, nesta quarta-feira (12/1), Curitiba prorroga por mais sete dias a bandeira amarela, reduzindo a ocupação nos estabelecimentos a 70% de sua capacidade total como medida de cautela sanitária.
A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e passa a valer a partir desta quinta-feira (13/1), com a publicação do Decreto Municipal 30/2022, com vigência até 20 de janeiro. 
A medida tem caráter preventivo e visa manter as atividades econômicas em funcionamento e foi definida após a avaliação dos indicadores da pandemia e da capacidade de resposta do sistema de Saúde do município frente aos novos casos. 
Este novo decreto mantém as medidas de combate à pandemia adotadas desde o início de dezembro –  como a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos ou de uso coletivo em Curitiba e a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em via pública – e determina que a ocupação não deve ultrapassar 70% da capacidade de público prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).
“Neste momento em que vemos um aumento exponencial dos casos da covid-19  pela variante ômicron e temos a epidemia da gripe no Paraná, a adoção de medidas para que as pessoas reforcem o distanciamento físico é necessária. E seguem valendo os protocolos preventivos contra doenças respiratórias”, destaca o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira.
Entre esses protocolos, seguem fundamentais o uso de máscara facial, higienização constante das mãos (com álcool em gel 70% ou água e sabão), distanciamento social e manutenção dos ambientes arejados. Em caso de sintomas respiratórios, a pessoa deve se isolar e procurar atendimento dos serviços de Saúde a que tiver acesso (público ou privado) para verificar o melhor momento para realizar a testagem contra a covid.
As medidas determinadas pelo Decreto 30/2022 visam contribuir para a contenção das transmissões de coronavírus e influenza (gripe) com a menor circulação de pessoas ao mesmo tempo nos ambientes, favorecendo o distanciamento físico. 
Além da ocupação em até 70% de sua capacidade máxima, todos os estabelecimentos devem cumprir o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba e as orientações, protocolos e normas da Secretaria Municipal da Saúde e das demais Secretarias e entidades competentes em relação à prevenção à covid-19.
As medidas também têm o objetivo de proteger o sistema de saúde de uma sobrecarga. Até o momento, a maioria dos casos de covid-19 têm se mostrado mais leves, devido à grande cobertura vacinal na cidade, mas, o aumento exponencial de novos casos por dia aumenta a probabilidade de internamentos.
A SMS lembra que a definição da bandeira de alerta é definida pela análise de vários indicadores para o monitoramento da covid-19 adotado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica e que permitem avaliar como está a capacidade de resposta do sistema de Saúde para o enfrentamento da pandemia e a definição das medidas necessárias para contenção da pandemia.
A partir do monitoramento diário desses indicadores, Curitiba está há 190 dias em bandeira amarela. Nos últimos dias o número diário de casos novos subiu 1.204,2% e a média móvel de casos ativos subiu de 566,5% no mesmo período, tendo contabilizado 9.104 casos em 12/1.
A média móvel do número de mortes por data de divulgação teve aumento de 60%, quando comparado a 14 dias atrás.
Nesta quarta-feira (12/1), a taxa de ocupação dos 65 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 foi de 54%, com 35 pacientes internados. A taxa de ocupação dos 161 leitos de enfermarias SUS covid-19/SRAG está em 70%. Há 48 leitos vagos.
Consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, salvo em feiras livres e de artesanato.
– Atividades comerciais de rua não essenciais, galerias, centros comerciais e shopping centers;
– Atividades de prestação de serviços não essenciais, tais como escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, saunas, serviços de banho, tosa e estética de animais, floriculturas e imobiliárias;
– Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais e coletivas;
– Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, padarias, confeitarias e bares;
– Lojas de conveniência em postos de combustíveis;
– Comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, e comércio de produtos e alimentos para animais;
– Mercados, supermercados, hipermercados e lojas de material de construção;
– Parques infantis e temáticos;
– Cinemas, museus, circos e teatros para apresentação musical ou teatral;
– Casas de festas e de recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, salões de festas em clubes sociais e condomínios e estabelecimentos destinados ao entretenimento, tais como casas de shows, casas noturnas e atividades correlatas;
– Eventos corporativos, de interesse profissional, técnico e/ou científico, como jornadas, seminários, simpósios, workshops, cursos, convenções, fóruns e rodadas de negócios;
– Mostras comerciais, feirões e feiras de varejo;
– Serviços de call center e telemarketing;
– Igrejas e templos;
– Eventos esportivos profissionais com público externo e de apresentação teatral ou musical em espaços abertos.

O busão que conecta a cidade. Notícias, dicas, gastronomia, vagas de emprego, classificados, política, economia, eventos, policial e muito mais de Curitiba.

©️ Busão Online Curitiba Foz do Iguaçu Litoral | Londrina | Maringá | Cascavel | Ponta Grossa | Campo Largo | Colombo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia mais em nossa Política de Privacidade.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

source

Fique por dentro das Novidades

Inscreva-se em nossa lista de e-mails e receba coisas interessantes e atualizações em sua caixa de entrada de e-mail.

Obrigado por assinar nossa lista de novidades!

Algo não deu certo... tente novamente!

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

Açores dos Escritores: Do Faial ao Pico há um mar de estórias para descobrir – SAPO Viagens

Dia do Nordestino: Cantor, compositor e poeta Flávio Leandro destaca importância da data em entrevista à CBN Caruaru – G1