GRATUITO: Curitiba recebe maior festival de Jazz e Blues do Brasil neste sábado, com atrações nacionais … – Busão Curitiba

Neste sábado, dia 02 de julho, a área externa do Jockey Eventos, em Curitiba (PR), vai se transformar em um grande templo de celebração à boa música. Com oito horas de programação gratuita, o Blues Jazz Brasil Festival, sucessor do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, vai reunir atrações nacionais e internacionais de peso em uma estrutura exclusiva com opções gastronômicas, ações de sustentabilidade e atividades para o público infantil. Entre os grandes destaques do evento estão os brasileiros Renato Borghetti, Hélio Brandão Sexteto e Yamandu Costa, a banda argentina Escalandrum e estrela norte-americana Tia Caroll.
Em sua sétima edição na capital paranaense, o festival trará o melhor do jazz e do blues, reforçando a sua marca registrada: qualidade artística e diversidade. De cara, vale destacar a participação do gaúcho Renato Borghetti, figura frequente em grandes festivais no Brasil e no mundo. O artista sabe mesclar como poucos o som brasileiro e o swing latino com muita personalidade e criatividade. Outra grande atração será Yamandu Costa, artista nacional com fama mundial, que desembarca em Curitiba para mostrar uma incrível fusão dos ritmos de sua terra natal acoplados a jazz, choro, bossa nova e o que mais pintar. Ele se apresentará com o bandolinista paulistano Fábio Perón e o baixista baiano Filipe Moreno, ambos nomes que vem se destacando na nova geração da música brasileira.
Quem também se apresenta no palco do festival é o Hélio Brandão Sexteto, comandado pelo experiente músico curitibano Hélio Brandão. Conhecido internacionalmente como compositor, saxofonista e contrabaixista, ele integrou a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná e atuou com nomes do porte de Milton Nascimento e Hermeto Pascoal. Para os fãs de grandes vozes femininas, a pedida será conferir a performance da excelente cantora norte-americana Tia Caroll, uma fiel seguidora da soul music e do blues que se apresentará acompanhada por um dos principais grupos de Blues no Brasil atualmente: o Igor Prado & Just Groove, liderado pelo cantor, compositor e guitarrista brasileiro Igor Prado, vencedor de diversos prêmios internacionais e que consegue a façanha de ser extremamente elogiado e popular como bluesman na pátria do blues, os EUA.
O jazz de raiz tamém estará presente com o grupo brasileiro Orleans Street Jazz Band, figura constante em grandes festivais no Brasil e que agita o público com performances pra cima e inspiradas das street bands de Nova Orleans. Neto do mitológico Astor Piazzolla (1921-1992), o baterista argentino Daniel “Pipi” Piazzolla lidera o grupo Escalandrum, que desde 1999 investe em uma inventiva fusão do tango com o jazz que já rendeu mais de 10 álbuns e shows em cerca de 40 países da Europa e América. O Bando Rock & Blues, grupo mineiro de blues que faz parte da trajetória do Festival desde a primeira edição, fará um show afiadíssimo com clássicos do blues, com um repertório daqueles que levantam o público e fazem história. Integra ainda a programação a cantora e compositora mineira Isabela Morais, que se apresentará em um show exclusivo (intitulado Due Fole) com João Marcos Veiga, em um duo emocionante de hits das divas do blues e jazz ao som de um dos instrumentos mais tradicionais do Brasil, a sanfona.
Música e muito mais
Além da programação musical de peso, o evento vai contar ainda com atividades especialmente programadas para as crianças, entre elas oficina de desenho e colagem, oficina de malabares, pintura artística facial e escultura de balão. Para completar, o Blues Jazz Brasil Festival terá um grande espaço gastronômico, com opções de preparos para todos os gostos e bolsos, além de opções de chopes artesanais e drinks.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







document.getElementById( “ak_js_1” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() );
A Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná – Mudart apresenta neste sábado (11), o seu tradicional especial concerto de Natal. A atração é gratuita e ocorre a partir das 19:30, na sede do Colégio Estadual Guarda Mirim (Avenida Anita Garibaldi, 2395 – Curitiba).
O repertório da apresentação, sob regência do maestro Kevin Moltocaro, contará com músicas variadas de estilo natalino e religioso, além de apresentação do corpo coreográfico. O concerto ocorre após dois anos de pausa devido a pandemia.
Presença em diversos eventos cívicos e competições, a Banda Marcial da Guarda Mirim do Paraná é uma das bandas marciais mais tradicionais do Brasil, já sendo premiada em diversas competições Brasil agora. Em mais de 20 anos de estrada, o grupo já esteve em apresentações em vários estados brasileiros e também no Chile.
A BMGM-Mudart é parte da Guarda Mirim do Paraná, instituição com mais de 50 anos de atuação. Hoje vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o colégio possibilita a jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, residentes em Curitiba e/ou nos municípios que compõem a sua Região Metropolitana, o ingresso formal no mundo do trabalho através da aprendizagem.

Nesta segunda-feira, 22 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 19 anos e oferece uma programação especial aos seus visitantes. Haverá mediação e oficina artística presencial, além de uma palestra com professores de Arquitetura. Durante este mês de novembro, o MON se mantém aberto todos os dias da semana, inclusive segundas-feiras (excepcionalmente), como parte das celebrações de aniversário.
“Temos muito a comemorar nesta data”, diz a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika. “Os últimos meses foram de grandes desafios e também de grandes superações. Após um período fechado devido à pandemia, o museu reabriu ao público, inaugurou 10 exposições grandiosas, além de duas itinerantes, e recebeu uma importante coleção de obras africanas. O MON recentemente voltou a receber grupos agendados e escolas e retomou a realização de mediações presenciais”.
Juliana destaca ainda que, nos últimos anos, o acervo do MON triplicou de tamanho e conta hoje com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições.
Maior museu de arte da América Latina em área construída, o MON se consolida como um dos mais importantes do País e abriga referenciais da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de coleções asiática e africana.
PROGRAMAÇÃO  Como parte das comemorações de aniversário, segunda-feira, às 11h, haverá mediação presencial na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, com a equipe do Educativo do Museu. Mais tarde, às 16h30, haverá a oficina artística presencial “Maquetes de Papel”. O ponto de encontro para as duas atividades é em frente à bilheteria do MON (vão-livre) e não é necessário fazer inscrição antecipadamente.
Também na segunda-feira, às 15h, o museu realiza a palestra “Equipamentos Culturais do Século XXI: Museu Oscar Niemeyer 2002-2021”. A atividade será no miniauditório e terá a participação de Juliana Suzuki e Rodrigo Sartori Jabur, professores de Arquitetura.
Juliana Suzuki possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); mestrado, doutorado e pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaboradora do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo das Universidades Estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM).
É autora dos livros: “Artigas e Cascaldi: Arquitetura em Londrina” (2003) e “Idealizações de Modernidade: Arquitetura dos Edifícios Verticais em Londrina 1949-1969” (2011), e coautora das obras “Memória do Arquiteto: Pioneiros da Arquitetura e do Urbanismo no Paraná” (2012) e “Residência Belloti: Uma Casa Vermelha em Curitiba” (2015).
Rodrigo Sartori Jabur é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Possui doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, na Universidade de São Paulo (USP), e realizou doutorado-sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Tem como atuação as áreas de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, com linhas de pesquisa em História e Teoria da Arquitetura e História da Construção, além de trabalhar com temas relacionados à arquitetura tradicional e preservação do patrimônio cultural brasileiro.
SOBRE O MON  O Museu Oscar Niemeyer é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.
Serviço
19º aniversário do MON
Segunda-feira 22 de novembro
– 11h, mediação presencial na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, com a equipe do Educativo do Museu. Ponto de encontro: em frente à bilheteria.
– 15h, a palestra “Equipamentos Culturais do Século XXI: Museu Oscar Niemeyer 2002-2021”, no Miniauditório.
– 16h30, oficina artística presencial “Maquetes de Papel”. Ponto de encontro: em frente à bilheteria.
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
www.museuoscarniemeyer.org.br
O busão que conecta a cidade. Notícias, dicas, gastronomia, vagas de emprego, classificados, política, economia, eventos, policial e muito mais de Curitiba.

©️ Busão Online Curitiba Foz do Iguaçu Litoral | Londrina | Maringá | Cascavel | Ponta Grossa | Campo Largo | Colombo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia mais em nossa Política de Privacidade.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.