Hoje é Dia Internacional do Jazz, som que honra a ancestralidade negra – Empresa Brasil de Comunicação

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Foi ao som do jazz que Aretha Franklin e tantos outros negros e negras pediram respeito. Neste sábado, 30 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jazz. É uma data instituída pela Unesco há dez anos, em homenagem a outro grande nome da música negra, o pianista e embaixador da boa vontade Herbie Hancock.
O nosso colega Sidney Ferreira, apresentador do programa “Jazz Livre”, da Rádio MEC FM, comentou que o jazz surgiu exatamente para honrar a ancestralidade e lutar pelos direitos civis dos afro-americanos.
O jazz surgiu no fim do século 19, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. E só foi reconhecido como música em 1915, já no século 20. A palavra “jazz” provavelmente surgiu nas ruas, como uma gíria.
O som é marcado pela criatividade e improvisação, a partir da fusão de diferentes ritmos. E deu origem ao rock’n roll e à bossa nova. Entre os grandes nomes do jazz estão Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane e Louis Armstrong.
O apresentador Sidney Ferreira destaca a influência do jazz na música brasileira por meio do samba, jongo e a bossa nova.
Uma boa forma de conhecer o jazz é assistir aos festivais, cada vez mais populares no Brasil. Muitos têm entrada gratuita e são promovidos por escolas e músicos. Um dos maiores festivais gratuitos da América Latina ocorre no litoral fluminense. É o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que este ano será de 16 a 19 de junho.
*Com produção de Daniel Lima
Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

O empresário Elon Musk informou, nesta sexta-feira, que suspendeu temporariamente o acordo firmado para aquisição do Twitter por US$ 44 bilhões. Analista sugere que pode ser estratégia para reduzir o preço da plataforma. 

O governo acionou o Supremo Tribunal Federal para tentar suspender parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária que trata da cobrança do ICMS na comercialização do diesel.

Já imaginou estudar no Japão com tudo pago? É o que oferece o governo japonês estudantes e professores brasileiros. As datas de inscrições variam de acordo com a modalidade da bolsa de ensino desejada.

A Assembleia Legislativa de Alagoas escolhe, neste domingo à tarde, um novo governador e vice-governador para comandar o estado em um mandato tampão.

Raimundo Nonato Rodrigues Fonseca Júnior, de 32 anos, foi baleado e morto na Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, local que tem sido chamado de Nova Cracolândia.

Neste sábado (14), a Rádio Nacional transmite, direto de Fortaleza, Ceará e Flamengo, pela sexta rodada da Série A. O jogo começa às 16h30.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe uma resposta