Município lança Concurso de Contação de Lendas Gaúchas – Grupo A Hora – Jornal A Hora

Sexta-Feira15 de Julho de 2022
CULTURA
Podem participar estudantes do 5º ano. Os três selecionados devem se apresentar na 4ª Semana Farroupilha de Lajeado, que ocorrerá de 13 a 20 de setembro, no Parque Professor Theobaldo Dick
Por Júlia Amaral
Publicado quarta-feira,
29 de Junho de 2022 às 13:30
Incentivar e cultivar o tradicionalismo gaúcho desde cedo é o objetivo do Concurso de Contação de Lendas Gaúchas lançado ontem, 28. Podem participar escolas de todo município, particulares e públicas, inscrevendo um aluno do 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Educação (SED).
O nome e idade do participante, assim como o título da lenda escolhida, deve ser enviado para Secel até dia 15 de julho. A avaliação dos participantes será feita até dia 30 de agosto. Serão selecionados três alunos que realizarão suas apresentações durante a 4ª Semana Farroupilha de Lajeado, que ocorrerá de 13 a 20 de setembro.
Conforme a coordenadora da 4ª Semana Farroupilha de Lajeado, Andrea Haetinger, essa é uma ideia antiga que agora pode se concretizar. “É um concurso para difundir a cultura gaúcha e incentivar a comunidade a participar do evento, em setembro”, afirma. Ela conta que o concurso foi lançado agora para que os alunos possam se preparar para as apresentações.
No 5º ano, as crianças estão com nove ou dez anos e aprendendo sobre a história, geografia e cultura do Rio Grande do Sul. Para Elisangela Zanatta, diretora da Escola de Ensino Fundamental Nova Viena, o concurso é uma forma de complementar os estudos de maneira lúdica.
“Temos muitos alunos que participam de CTG e piquetes. Então temos essa cultura muito forte dentro da escola, organizamos nossa própria Semana Farroupilha, sempre com muitas atividades e até mesmo apresentações”, ressalta Elisangela.
Na escola Nova Viena, no primeiro momento, todos os alunos vão pesquisar pelas lendas do estado. Aquele que demonstrar mais interesse pelo tema e tiver mais aptidão para declamar, será selecionado para participar do concurso.
A comissão avaliadora será composta por integrantes da sociedade tradicionalista, do Conselho Municipal de Cultura pelo Setorial do Tradicionalismo Gaúcho, SED, Secel, Alivat e CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa.
Para apresentação não será permitido o uso de cenário, além daquele disponível no local das apresentações, que serão realizadas no CTG Tropilha Farrapa. Todos os alunos inscritos e professores responsáveis receberão medalha e certificado de participação, além de troféus para os três primeiros colocados.
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook
Compartilhe essa notícia
BOQUEIRÃO DO LEÃO 15 de Julho de 2022
Imóveis irregulares em área invadida eram usados para a venda de entorpecentes. Máquinas da Secretaria de Obra…
BOQUEIRÃO DO LEÃO15 JUL16h30min
Continue lendo

CULTURA 15 de Julho de 2022
O humorista Rodrigo Marques apresenta show de stand up no Teatro da Univates
CULTURA15 JUL10h30min
Continue lendo

PREVISÃO DO TEMPO 15 de Julho de 2022
Chuva antecede dias com baixas temperaturas no Vale do Taquari
PREVISÃO DO TEMPO 15 JUL06h37min
Continue lendo

Rodrigo Martini
Ezequiel Neitzke
Carlos Cyrne
Thiago Maurique
Raica Franz Weiss
Rodrigo Martini
Felipe Neitzke
Thiago Maurique
Leila Franz
Rodrigo Martini
Rafael Zanatta
Rodrigo Rother
Thiago Maurique
Filipe Faleiro
Raica Franz Weiss
51 3710.4200

source

Deixe uma resposta