Quem é Manfredo Fest, homenageado com um "Doodle" nesta sexta (13) – Istoé Dinheiro

Giro
Doodle em homenagem a Manfredo Fest (Crédito: Google)
Da redação
O Google fez uma homenagem ao músico e pianista brasileiro Manfredo Fest nessa sexta-feira (13). Ele foi o escolhido para figurar no chamado doodle, a ilustração que geralmente aparece na tela inicial da plataforma de buscas.
Nascido em Porto Alegre em 1936, Fest é considerado um dos fundadores da bossa nova. O mais curioso é que ele nasceu completamente cego e aprendeu a ler em braile.
Filho de imigrantes alemães, ele começou a se interessar por música cedo, já aos 5 anos, em boa parte inspirado por seu pai, que era pianista e professor universitário em Porto Alegre.
Embora tenha tido uma formação musical clássica, também começou cedo a se interessar por outros ritmos, passando a tocar bossa nova quando ainda era estudante universitário em São Paulo, tocando, além de piano, também teclado e saxofone. Em 1961, graduou-se em piano pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Seu primeiro LP, “Bossa Nova, Nova Bossa”, foi gravado em 1963. Além desse, lançaria outros 18 álbuns durante sua  carreira, como “Jungle Cat”, que lançou sua carreira nos EUA, onde tocou com grupos como Béla Fleck and the Flecktones.
+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!
Em nota, o Google destacou que ele fez diversas experimentações, combinando estilos brasileiros e norte-americanos, ressaltando o álbum “Brazilian Dorian Dream”, celebrado como uma “pérola de jazz funk” e que ainda é tocado atualmente por músicos de jazz pelo mundo.
Fest se casou com a também compositora Lili Fest e tiveram um filho: Phill Fest. Ele morreu aos 63 anos de insuficiência hepática em Tampa, nos Estados Unidos, em 1999, após gravar no ano anterior seu último álbum, “Just Jobim“.
Tópicos
Copyright ©2022 – Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.
Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.

source

Deixe uma resposta