Região prepara dois eventos exclusivos com o bandoneon – JDV – Jornal do Vale do Itapocu

Dominado por poucos músicos no mundo, o bandoneon foi criado no século XIX, na Alemanha
04/06/2022
Por
Divulgação
Dois eventos voltados à valorização do bandoneon estão programados para a região, em Jaraguá do Sul e Massaranduba, respectivamente. Dominado por poucos músicos no mundo, o bandoneon foi criado no século XIX, na Alemanha, para ser usado em igrejas. Pertence à mesma família do acordeon, da gaita de boca e do harmônio. Chegou à América do Sul com os primeiros imigrantes alemães mas teve aplicação bem diferente. Começou a se popularizar na capital argentina a partir das casas noturnas da época, onde se reuniam músicos e intelectuais, rapidamente se identificando com um gênero nascente: o tango.
Mas na região, nos últimos anos, o instrumento está sendo resgatado nos encontros de músicos, com o diferencial de que jovens estão aprendendo a dominá-lo, como se vê nas sociedades onde a festa do bandoneon é realizada. Em Massaranduba, o Bandoneonfest chega a 14ª edição e este ano vai acontecer no dia 10 de julho, na Sociedade Onde/União, bairro Patrimônio.
Vai iniciar às 9h, com entrada livre. Além dos músicos que se revezam no palco, o serviço de bar e cozinha tipicamente alemã integra a programação.  Mas, antes da 14ª Bandoneonfest será realizada em Jaraguá do Sul a 6ª Quetschkommodefest (Festa do Bandoneon), na Sociedade dos Atiradores Ribeirão Grande da Luz, no domingo, 6 de junho.
A abertura está marcada para as 9h, às 11h30mim o almoço típico e às 17h, o encerramento. O evento da tradição alemã e pomerana trará músicos de diversas cidades que se revezarão mostrando os belos acordes do bandoneon. Entrada livre.
Os dois eventos não acontecerão em 2020 e 2021 por conta da pandemia do coronavírus.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Compartilhe esta notícia!
Paulo de Almeida é um entusiasta e vivencia o universo da música, artes visuais e literatura
A Prefeitura/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer lançou ontem, a programação dos 146 anos da cidade
Também teve participação especial na Winterfest, da Sociedade Alvorada, o Grupo Folclórico Neue Heimat Volkstanzgruppe
Desde sua fundação, o grupo já realizou inúmeros espetáculos e apresentações em festivais, auditórios e casas de shows
Que tal Oswaldo Montenegro, Paulo Ricardo e Almir Sater, grandes nomes da música popular brasileira tocando e cantando ao vivo, a pouca distância de você?
A Sociedade Alvorada promoveu paralela ao evento da Winterfest, a tradicional festa de tiro ao alvo, rei e rainha
A Mostra das Oficinas de Artes Plásticas e Visuais vai apresentar a produção artística desenvolvida pelos alunos, com técnicas e materiais bem diversificados
O calendário estará repleto de atrações e registros históricos
De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Lúcia Petry, os festivais representam oportunidades para revelar talentos locais
Trata-se de espetáculo cômico-circense, solo de palhaçaria
Rua 25 de Julho 1936, bairro Vila Nova, Jaraguá do Sul/SC
Telefone (47) 3371-1182
Desenvolvido por BW2 Tecnologia

source

Deixe uma resposta