Rock in Rio 2022: Festival completa line-up do Supernova, uma cocriação com o Filtr Brasil – Roadie Crew

Por assessoria
Após inovar ao anunciar quatro artistas do line-up em um desafio inédito no TikTok e escalar a banda Jovem Dionísio — dona do hit do momento “Acorda Pedrinho” e que realizou uma espetacular apresentação no Rock in Rio Lisboa — o Supernova, sucesso na sua estreia no Rock in Rio, em 2019, completa seu line-up. Em uma parceria com o Filtr Brasil, o espaço seguirá o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos. Para 2022, que será a maior e melhor edição do Rock in Rio de todos os tempos, o festival anuncia as atrações Crypta, Surra, Matanza Ritual e Ratos de Porão para o dia 02 de setembro; Ike, Hiosaki, Yunk Vino e MC Poze do Rodo convida Bielzin completam o line-up do dia 03, junto com o já anunciado trapper TETO; e no dia 4, MC No Beat e convidados: Felp 22, Hyperanhas e Mc Th se apresentam no palco encerrando o primeiro final de semana do festival. A organização também anuncia os convidados de Lil Whind, alter ego do humorista e influenciador Whindersson Nunes, que será o headliner do dia 4: Doode, Omni, Reid e Wiu.
No segundo final de semana, Cali abre as apresentações no Supernova, seguido por Scatolove, O Grilo e o já anunciado Francisco, El Hombre. Para o dia 09 de setembro, o festival anuncia Number Teddie, Sebastianismos, Castello Branco e Supercombo. No dia 10, Macacko, João Napoli e Daparte se unem a Jovem Dionísio, para se apresentarem no espaço. E, encerrando o segundo final de semana do festival, Muse Maya, Mariah Nala e Bianca completam o “Dia Delas”, junto com Priscilla Alcântara.
No dia 02 de setembro, a banda brasileira/holandesa de death metal, fundada em 2019 por Luana Dametto e Fernanda Lira, com Tainá Bergamaschi na guitarra, a Crypta abrirá as apresentações no palco Supernova no dia do metal. Em junho de 2021, o quarteto lançou seu álbum de estreia “Echoes of the Soul”, gravado no Brasil, após assinatura com a gravadora austríaca Napalm Records. Os singles “From the Ashes”, “Starvation” e “Dark Night of the Soul” não faltarão em sua primeira apresentação no Rock in Rio. Em seguida, sobe ao palco o trio de trashcore original de Santos, em São Paulo, Surra, formado por Leeo Mesquita (vocal, guitarra), Guilherme Elias (baixo, vocal) e Victor Miranda (bateria). Seu último álbum de estúdio intitulado “Escorrendo Pelo Ralo” foi lançado em 2019. De acordo com a crítica, o trio faz jus aos grandes nomes da história da música pesada nacional. Não vai dar tempo de respirar entre as faixas “Escorrendo Pelo Ralo”, “Jogo Sujo”, “Anestesia”, entre outras. O projeto Matanza Ritual, lançado em 2019, seguirá ditando o ritmo do metal do dia, que vai fazer os fãs baterem cabeça com as músicas do Matanza. Composto por Jimmy London, no vocal, Antonio Araujo (Korzus) na guitarra, Felipe Andreoli (Angra) no baixo e Amilcar Christófaro (Torture Squad) na bateria, as músicas do Matanza são apresentadas no palco como um “exorcismo” — não à toa, o projeto acrescenta a palavra Ritual ao nome. Fechando o primeiro dia de festival, o grupo Ratos de Porão, que recém celebrou 40 anos, fará uma apresentação memorável na comemoração de quatro décadas de sucesso. O show da banda formada por João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) passará por sucessos de todos os álbuns, desde “Crucificados pelo Sistema” (1984) até o mais recente, “Século Sinistro” (2014).
Abrindo o segundo dia de festival, o Supernova vai receber o cantor e compositor natural de Porto Alegre, IKE. O artista assinou com a gravadora Sony Music em 2021 e segue com uma série de projetos, entre eles as faixas “Malvada”, “Lord” e “Casal 171”, esse último em parceria com a cantora Rebecca. Apesar de ainda expoente na cena musical, IKE já conta com mais de 60 mil ouvintes mensais na plataforma Spotify e mais de 660 mil views em seu canal do Youtube. Em seguida, o jovem Hiosaki sobe ao palco, diretamente de Brejo Santo, no Ceará. Seu maior sucesso “Me Sinto Feio” já possui mais de 38 milhões de reproduções nas plataformas de streaming. Suas letras vêm chamando atenção, ao trazer reflexões sobre o comportamento dos adolescentes e jovens adultos. Em seu show, certamente não vai faltar animação e canções que viralizaram na internet, como “Odeio me Apaixonar”, em parceria com Day Limns, que já ultrapassou a marca de 220 mil visualizações no Youtube. Logo após, o rapper paulistano Yunk Vino, natural de Carapicuíba, em São Paulo, sobe ao palco trazendo um show que faz justiça ao título de grande revelação do trap nacional de 2019. O pitbull do funk MC Poze do Rodo, ou simplesmente MC Poze, conhecido pelas letras polêmicas, encerra as apresentações do dia em uma nova fase de sua carreira, agora no trap, e promete muitos hits pela Mainstreet Records, nova gravadora do rapper Orochi, como o já viralizado “Vida Louca”. Também no dia 03, o trapper TETO, já anunciado, é um dos nomes que têm tornado o trap, gênero musical derivado do hip hop, um dos mais executados no país e no mundo. Conhecido pelo público brasileiro como “o rei das prévias”, TETO se tornou uma das grandes revelações do gênero em 2020.
Já no dia 04 de setembro, encerrando o primeiro final de semana do festival e abrindo as apresentações do dia, o Supernova vai receber WC no Beat, codinome do produtor capixaba Weslley Costa. O beatmaker e produtor é pioneiro no gênero TrapFunk, ao lançar, em 2018, seu primeiro disco intitulado “18K”. Desde o início de sua carreira, WC vem colecionando hits de grande sucesso, como “Meu Mundo”, “Na Onda do Gin”, “Deixa”, e é conhecido por produzir apresentações marcantes e performáticas. WC dividirá o palco com os convidados Felp 22, Hyperanhas e Mc Th. Lil Whind, alter ego do humorista e influenciador Whindersson Nunes, fecha a noite com os convidados DOODE, OMNI, REID e WIU.
Abrindo o segundo final de semana do festival, na 5a feira, dia 08 de setembro, a banda Cali fará uma apresentação que promete ser dançante e não deixar ninguém parado com suas baladas, como o single “Todo Mundo Chora”, que faz parte de seu primeiro trabalho “Longa Estrada”. A Cali, formada em 2017, é a aposta do rock nacional e conta com ex-membros do Tihuana, Charlie Brown Jr e Capital Inicial: Egypcio (vocal — Tihuana/Urbana Legion), Leo Rota (guitarra), Fouad Khayat (percussão — Capital Inicial/Tihuana) e Bruno Graveto (bateria — Charlie Brown Jr./Strike). Em seguida, a Scatolove, composta pelo duo Léo Ramos (Supercombo) e Isa Salles (ex-The Voice Brasil), chega com um pop agridoce que promete uma apresentação leve, enriquecida pelos vocais de Iza. Na apresentação, não faltarão seus singles de maior sucesso, como “Princesa”, “O Tiro”, “Vitrine” e “Nada de bom acontece de madrugada”. O Grilo — banda de quatro amigos (Pedro, Lucas, Felipe e Gabriel) — sobe ao palco em seguida, com referências diversas que, juntos, misturam tudo num caldeirão de muita brasilidade, resultando numa sonoridade única. O público pode esperar um show com muitos ritmos brasileiros, guitarras de rock e poesia. E fechando, o já anunciado Francisco, El Hombre, banda gosta de afirmar que se encaixa no gênero musical “pachanga folk”, uma fusão entre batucada e música latina. O quinteto surgiu em 2013 em Campinas, e tem à frente os irmãos mexicanos  naturalizados brasileiros , Sebastián Piracés-Ugarte (vocal, percussão e violão) e Mateo Piracés-Ugarte (vocal e violão), acompanhados por Juliana Strassacapa (vocal e percussão), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra) e Helena Papini (baixo).
No dia 09 de setembro, o ex-professor de inglês Geovane Aranha, o Number Teddie, é uma das grandes apostas do pop mundial e chamou atenção de Zane Lowe, diretor criativo e apresentador neozelandês revelado na BBC, que garantiu um feito para o jovem: estreou seu single no principal programa da Apple Music. A canção “Eu deveria ter comido seus amigos” precisou ser lançada às pressas após cair nas graças de Zane. No disco, que ainda não tem data para lançamento, a base é de pop punk, mas as referências vão do country de Dolly Parton ao rock mirim nipônico do Babymetal. Em seguida, o mexicano, brasileiro, chileno e destaque na cena Punk Rock, Sebastianismos faz sua estreia no Rock in Rio, em uma nova fase de sua carreira. O cantor e compositor Sebastian, que também é integrante da banda Francisco, El Hombre, foi selecionado pelo time da Amazon Music como um dos principais artistas emergentes desse cenário musical e que terá ainda mais relevância em 2022. O próximo músico a subir ao palco é o cantor, compositor e instrumentista carioca Castello Branco. Em 2013 lançou seu primeiro álbum solo “Serviço”, eleito pela crítica um dos melhores discos do ano. Composto por 12 faixas, conta com as participações de Alice Caymmi, Cícero e Mahmundi, entre outros artistas. Seu segundo disco, “Sintoma”, também recebeu ótimas críticas. Encerrando a noite, a Supercombo, que surgiu em Vitória, no Espírito Santo em 2007 e hoje é uma das mais relevantes bandas brasileiras da nova geração, com três álbuns lançados. Supercombo acumula mais de 1.12 milhão de inscritos em seu canal do Youtube e é integrada por Leo Ramos (voz e guitarra), Carol Navarro (baixo e voz), Paulo Vaz (teclados) e André Dea (bateria). Em suas músicas, a banda apresenta como principal temática os dilemas e as emoções diárias que marcam a vida das pessoas, tornando temas densos e profundos em letras diretas e otimistas.
No sábado, Gustavo Mackaco abre o palco Supernova da edição do reencontro do Rock in Rio, apresentando seu terceiro álbum, lançado em setembro de 2019, “Humanifesta”. Esse é o projeto solo de Gustavo, que fez parte da banda de rock Símios lançando os discos “Símios”, “Dejà vú” e “Hospício Eu”. O próximo a se apresentar é o cantor semifinalista do The Voice Kids e sucesso nas plataformas digitais, João Napoli, que sobe ao palco do Rock in Rio pela primeira vez e promete um show recheado de seus maiores sucessos, como “Caixa Postal”, “Poesia Pra Ela” e “Meu Modo”, que fazem grande sucesso nos streamings. Os três singles somados já contam com mais de 4 milhões de visualizações no Spotify. Em seu show, João convida Ananda, sua parceira musical para a canção “Caixa Postal”. A banda de pop rock que vem se destacando no cenário da música brasileira com sua pegada mais romântica, Daparte, é a próxima a subir ao palco Supernova. Formada pelos mineiros Bernardo Cipriano (voz e teclado), Daniel Crase (bateria), João Ferreira (voz e guitarra), Juliano Alvarenga (voz e guitarra), que é filho do Samuel Rosa, vocalista da banda Skank, e Túlio Lima, também conhecido como “Cebola” (voz e baixo), suas músicas falam sobre amores não correspondidos e corações partidos. Fechando a penúltima noite do festival, os donos do hit do momento, a banda Jovem Dionísio, vai acordar o Pedrinho na Cidade do Rock Brasil, depois de uma apresentação inesquecível no Rock in Rio Lisboa no dia 19 de junho.
No dia 11 de setembro, o “Dia Delas”, no qual diversos palcos do Rock in Rio receberão apenas artistas femininas, o Supernova não ficará de fora. Completando o line-up junto com a cantora Priscilla Alcântara, vencedora da primeira edição do “The Masked Singer Brasil”, estão Muse Maya, Mariah Nala e Bianca. Inspirada pela mitologia grega, Muse Maya, nascida Joanna Ribeiro, saiu de Maricá (RJ) para a cidade do Rio de Janeiro para se tornar uma das maiores apostas da música nacional. Sua missão é influenciar e empoderar outras mulheres com a sua voz. Com músicas que caminham pelo pop e misturam jazz, soul, rhythm and blues, Muse Maya busca ser uma porta-voz da diversidade no meio fonográfico e, em seu repertório, não faltarão músicas como “Pele”, em parceria com Baco Exu do Blues e “Labirinto”. A jovem Mariah Nala é a próxima a subir ao palco e apresentar aos fãs uma potente e fresca voz do pop nacional. Para se ter uma ideia, a primeira faixa de sua carreira, a música “Sem Tempo”, alcançou, até agora, mais de 1.3 milhão de visualizações no Youtube e ela ainda acumula mais de 450 mil seguidores no Instagram. No TikTok, já são mais de 2.1 milhões de curtidas e 200 mil seguidores. No repertório de seu show, as faixas “Carma”, “Sem Você” e “Sem Tempo” estão confirmadíssimas. Penúltima apresentação do dia, Bianca é a nova aposta do funk carioca e está entre as dez artistas solo mais ouvidas do Spotify Brasil. Nascida em Campos dos Goytacazes, norte do estado do Rio de Janeiro, a cantora foi citada pela revista Billboard como uma das “20 cantoras latinas para descobrir antes de 2020 acabar”. “Tudo no Sigilo”, canção que gravou em parceria com Vytinho NG, acumulou mais de 490 milhões de visualizações considerando seu clipe oficial e derivados, após viralizar no TikTok. O hit da quarentena transformou a vida de sua intérprete, que agora se apresenta no Supernova do Rock in Rio e planeja sua primeira turnê internacional para os próximos meses.
Ao todo, o Supernova receberá 37 atrações selecionadas pelo Filtr Brasil e pelo festival em uma cenografia que vai encantar os fãs da Cidade do Rock. O palco contará com engrenagens na cenografia inspirado no SteamPunk, subgênero da ficção científica passado em uma realidade alternativa, cuja proposta estética remete ao Século XIX.
A Sony Music vai criar uma campanha de divulgação com foco no conceito criativo “o impacto das descobertas”, reforçando o aspecto do Supernova apresentar novidades para o público. Eles estão desenhando uma campanha com filmes que vão explorar situações improváveis de se receber um line up e se surpreender positivamente.

Os primeiros artistas do Supernova foram anunciados em live no TikTok
Para a edição de 2022, o público aguarda o grande dia da retomada, da volta à vida ao vivo após um longo período de dois anos de pandemia. Celebrando esse momento histórico, o Rock in Rio construiu a campanha “Acreditamos no sonho”, que faz um contraponto entre a primeira edição de 1985, ano de nascimento do festival, e hoje, lembrando dos desafios superados de lá para cá e o fato de o Rock in Rio ter mantido acesa a chama de seu sonho. A partir dessa premissa, o Supernova, que segue o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos, anunciou, pela primeira vez na história, seus primeiros nomes em um challenge exclusivo no TikTok, plataforma de entretenimento patrocinadora de conteúdo do festival, com a hashtag #MeuSonhoRockinRio. Lil Whind (Whindersson Nunes), no dia 04/09, Priscilla Alcantara, dia 11/09, TETO, 03/09, e Francisco, el Hombre, no dia 08/09. Para o anúncio, os artistas postaram um vídeo em seu perfil na plataforma compartilhando seu sonho Rock in Rio e confirmando que irão realizá-lo no palco Supernova desta edição.
Agendado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, o festival acontece no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Nomes como IRON MAIDEN, Post Malone, Justin Bieber, Guns N` Roses, Green Day, Coldplay e Dua Lipa já estão confirmados. Os ingressos estão esgotados para todos os dias de festival.

Confira o line-up completo do palco:
02/09: Crypta, Surra, Matanza Ritual e Ratos de Porão
03/09: Ike, Hiosaki, Yunk Vino, MC Poze do Rodo convida Bielzin e TETO
04/09: WC no Beat e convidados: Felp 22, Hyperanhas e Mc Th e Lil Whind e convidados: DOODE, OMNI, REID e WIU
08/09: Cali, Scatolove, O Grilo e Francisco, El Hombre
09/09: Number Teddie, Sebastianismos, Castello Branco e Supercombo
10/09: Mackaco, João Napoli, Daparte e Jovem Dionísio
11/09: Muse Maya, Mariah Nala, Bianca e Priscilla Alcântara

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.
A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.
Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.

Sobre Filtr
Filtr – originalmente marca global de playlists da Sony Music – evoluiu no Brasil e se tornou uma plataforma de entretenimento, que une diversas iniciativas para aproximar artistas e fãs, como um canal no Youtube, que hospeda conteúdos originais e exclusivos, uma incubadora de novos talentos e uma plataforma de co-criação de conteúdo que oferece recompensas aos usuários. As playlists Filtr estão disponíveis nas principais plataformas digitais e contam hoje 10 milhões de seguidores no Brasil, atraindo fãs de música para suas mais de 200 listas com conteúdo Sertanejo, Pagode, Pop, Eletrônico, Funk e diversos gêneros musicais.
A proposta da marca Filtr Brasil é seguir desenvolvendo e impulsionando cada vez mais uma comunidade de pessoas engajadas que transitem por estes diversos pontos de contato com o vasto mundo da música.

A ROADIE CREW agora tem um canal no Telegram!
https://t.me/roadiecrew

source

Deixe uma resposta