The Jimi Hendrix Experience: 55 Anos de “Are You Experienced” – O Progresso

O ano de 2017 marca o 55º aniversário de alguns discos clássicos do rock. E, evidentemente que o trabalho de estreia do power trio The Jimi Hendrix Experience não poderia ser esquecido. Lançado em 12 de maio de 1967 no Reino Unido, o ‘debut’, intitulado “Are You Experienced” foi produzido por Chas Chandler.
James Marshall Hendrix era uma mera figura desconhecida em Nova York até 1966, quando foi visto por Chas Chandler (ex-baixista do The Animals) em um “inferninho” da “capital do mundo”, que se ofereceu para empresariá-lo. Assim, após o seu sim, Hendrix foi levado à Inglaterra pelo agente em setembro de 1966. Em Londres, a dupla começou a realizar audições para encontrar outros músicos para formar uma banda. O primeiro escolhido foi Noel Redding para o baixo e, embora nunca tivesse tocado um, pois era guitarrista, porém, Jimi aprovou sua aparência e atitude e lhe deu o cargo. Para a bateria foi recrutado Mitch Mitchell, um baterista que atuava na capital londrina e que poderia acrescentar à banda o estilo jazz.
Assim como o Cream, banda do ídolo Eric Clapton, o “The Experience” foi uma das primeiras bandas a popularizar o formato “power trio”, composto essencialmente por guitarra, baixo e bateria. Logo, não foi apenas mero grupo de apoio para acompanhar Hendrix.
O álbum se destacou pela psicodelia de Hendrix, que abusou de forma autoritária as guitarras distorcidas e fez de “Are You Experienced” o maior disco de estreia da história do rock. Constantemente é mencionado sempre nos rankings dos veículos especializados como um dos melhores álbuns de todos os tempos.
Depois de terem trabalhado com a Polydor e rapidamente mudar para o selo Track Records, o mesmo do The Who, a banda lançou três singles que ficaram entre as dez mais tocadas na Inglaterra entre dezembro de 1966 e março de 1967: “Hey Joe”/“Stone Free”; “Purple Haze”/”51st Anniversary”; e “The Wind Cries Mary”/”Highway Chile”. Durante a gravação dos três singles, o disco de estreia do The Jimi Hendrix Experience foi lançado.
E, como era de praxe na Inglaterra, onde o play foi lançado primeiro, o álbum saiu na praça sem os três singles. Mesmo assim, o disco e a banda em pouco tempo se tornaram sensação por toda a Europa e com direito a “Are You Experienced?” alcançar a segunda posição do Reino Unido, atrás apenas de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, que saiu no mesmo ano.
O disco é recheado de hits que se transformaram em verdadeiros hinos do rock: ali estão clássicos como “Fire”, “Foxy Lady”, “Manic Depression”, entre outras. E, graças à boa repercussão do álbum na Europa, que Hendrix foi credenciado a tocar nos Estados Unidos.
Em sua terra natal, Jimi Hendrix e seus companheiros foram tocar no famoso Monterey Pop Festival. E, depois de uma apresentação literalmente incendiária – sim, aquele famoso show em que Hendrix tacou fogo em sua guitarra no palco -, que ganhou repercussão internacional, o selo norte-americano Reprise Records, em dois meses, tratou de prensar o disco de estreia do The Experience nos Estados Unidos também, contudo, com algumas mudanças notórias.
A versão norte-americana de “Are You Experienced” difere da britânica. A começar pela capa, que ficou mais colorida, bonita e psicodélica. Mas a alteração mais notada foi na ordem do tracklist. Músicas cruciais como “Red House”, “Can You See Me” e “Remember” foram trocadas por gravações feitas em compactos lançados no Reino Unido que não haviam entrado para o álbum, como “Hey Joe”, “Purple Haze” e “The Wind Cries Mary”.
A versão norte-americana e canadense foi lançada em 23 de agosto de 1967. E, anos depois, quando o play foi relançado em CD, todas as músicas – incluindo os lados B’s dos singles – foram incluídas nas versões digitais do disco, que, logo, passou a contar com 17 faixas, sendo seis bônus para cada edição. Vale reforçar que depois que Al Hendrix, pai de Jimi, obteve os direitos autorais das músicas do filho, “Are You Experienced” foi relançado mundialmente pela Universal Records, porém, mantendo as respectivas versões em que foram lançados.
Esse é aquele típico de disco que é clássico de “cabo a rabo”. Vale a pena conferir.
A seguir, a ficha técnica e o tracklist do disco.
Álbum: Are You Experienced
Intérprete: The Jimi Hendrix Experience
Lançamento: 12/05/1967 (Reino Unido); 23/08/1967 (EUA/Canadá)
Gravadora: Track Records
Produtor: Chas Chandler
Jimi Hendrix: voz e guitarra
Noel Redding: baixo e backing vocal em “Foxy Lady”, “Fire” e “Purple Haze
Mitch Mitchell: bateria e backing vocal em “I Don’t Live Today” e “Stone Free
The Breakaways: backing vocal em “Hey Joe
Versão do Reino Unido:
1. Foxy Lady (Hendrix)
2. Manic Depression (Hendrix)
3. Red House (Hendrix)
4. Can You See Me (Hendrix)
5. Love Or Confusion (Hendrix)
6. I Don’t Live Today (Hendrix)
7. May This Be Love (Hendrix)
8. Fire (Hendrix)
9. Third Stone From The Sun (Hendrix)
10. Remember (Hendrix)
11. Are You Experienced? (Hendrix)
Faixas bônus:
12. Hey Joe (Roberts)
13. Stone Free (Hendrix)
14. Purple Haze (Hendrix)
15. 51st Anniversary (Hendrix)
16. The Wind Cries Mary (Hendrix)
17. Highway Chile (Hendrix)
Versão norte-americana:
1. Purple Haze (Hendrix)
2. Manic Depression (Hendrix)
3. Hey Joe (Roberts)
4. Love Or Confusion (Hendrix)
5. May This Be Love (Hendrix)
6. I Don’t Live Today (Hendrix)
7. The Wind Cries Mary (Hendrix)
8. Fire (Hendrix)
9. Third Stone From The Sun (Hendrix)
10. Foxy Lady (Hendrix)
11. Are You Experienced? (Hendrix)
Faixas bônus:
12. Stone Free (Hendrix)
13. 51st Anniversary (Hendrix)
14. Highway Chile (Hendrix)
15. Can You See (Hendrix)
16. Remember (Hendrix)
17. Red House (Hendrix)

source

Deixe uma resposta